Um menino nos nasceu – Pr. Luiz Antoniassi

Mensagem ministrada pelo pr. Luiz Antoniassi durante o culto de natal na Igreja Yadah no domingo, 24 de dezembro de 2023.

Texto Bíblico

‭‭Isaías‬ ‭9:6‭-‬7‬ ‭NVT‬‬
[6] Pois um menino nos nasceu, um filho nos foi dado. O governo estará sobre seus ombros, e ele será chamado de Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno e Príncipe da Paz. [7] Seu governo e sua paz jamais terão fim. Reinará com imparcialidade e justiça no trono de Davi, para todo o sempre. O zelo do Senhor dos Exércitos fará que isso aconteça!

Ministração

Desde do princípio o Senhor tem nos ensinado a ouvir uma profecia.

E o que é uma profecia?

Profecia é uma palavra para o futuro, sobre algo que ainda vai acontecer.

Desde quando entrou o pecado na humanidade, o Senhor já tinha profetizado em Gênesis 3:15:

‭[15] Farei que haja inimizade entre você e a mulher, e entre a sua descendência e o descendente dela. Ele lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar”.

Nessa passagem, Deus profetiza acerca do descendente da mulher, que ferirá a cabeça da serpente.

E Jesus nasceu. A profecia se cumpriu:

‭‭Lucas‬ ‭1:26‭-‬35‬ ‭NVT‬‬
[26] No sexto mês da gestação de Isabel, Deus enviou o anjo Gabriel a Nazaré, uma cidade da Galileia, [27] a uma virgem de nome Maria. Ela estava prometida em casamento a um homem chamado José, descendente do rei Davi. [28] Gabriel apareceu a ela e lhe disse: “Alegre-se, mulher favorecida! O Senhor está com você!”. [29] Confusa, Maria tentou imaginar o que o anjo quis dizer. [30] “Não tenha medo, Maria”, disse o anjo, “pois você encontrou favor diante de Deus. [31] Ficará grávida e dará à luz um filho, e o chamará Jesus. [32] Ele será grande, e será chamado Filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de seu antepassado Davi, [33] e ele reinará sobre Israel para sempre; seu reino jamais terá fim!” [34] Maria perguntou ao anjo: “Como isso acontecerá? Eu sou virgem!”. [35] O anjo respondeu: “O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo a cobrirá com sua sombra. Portanto, o bebê que vai nascer será santo, e será chamado Filho de Deus.

Na passagem abaixo, temos o relato do nascimento de Jesus:

‭‭Lucas‬ ‭2:1‭-‬20‬ ‭NVT‬‬
[1] Naqueles dias, o imperador Augusto decretou um recenseamento em todo o império romano. [2] (Esse foi o primeiro recenseamento realizado quando Quirino era governador da Síria.) [3] Todos voltaram à cidade de origem para se registrar. [4] Por ser descendente do rei Davi, José viajou da cidade de Nazaré da Galileia para Belém, na Judeia, terra natal de Davi, [5] levando consigo Maria, sua noiva, que estava grávida. [6] E, estando eles ali, chegou a hora de nascer o bebê. [7] Ela deu à luz seu primeiro filho, um menino. Envolveu-o em faixas de pano e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria. [8] Naquela noite, havia alguns pastores nos campos próximos, vigiando rebanhos de ovelhas. [9] De repente, um anjo do Senhor apareceu entre eles, e o brilho da glória do Senhor os cercou. Ficaram aterrorizados, [10] mas o anjo lhes disse: “Não tenham medo! Trago boas notícias, que darão grande alegria a todo o povo. [11] Hoje em Belém, a cidade de Davi, nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor! [12] Vocês o reconhecerão por este sinal: encontrarão o bebê enrolado em faixas de pano, deitado numa manjedoura”. [13] De repente, juntou-se ao anjo uma grande multidão do exército celestial, louvando a Deus e dizendo: [14] “Glória a Deus nos mais altos céus, e paz na terra àqueles de que Deus se agrada!”. [15] Quando os anjos voltaram para o céu, os pastores disseram uns aos outros: “Vamos a Belém para ver esse acontecimento que o Senhor nos anunciou”. [16] Indo depressa ao povoado, encontraram Maria e José, e lá estava o bebê, deitado na manjedoura. [17] Depois de o verem, os pastores contaram a todos o que o anjo tinha dito a respeito da criança, [18] e todos que ouviam a história dos pastores ficavam admirados. [19] Maria, porém, guardava todas essas coisas no coração e refletia sobre elas. [20] Os pastores voltaram, glorificando e louvando a Deus por tudo que tinham visto e ouvido. Tudo aconteceu como o anjo lhes havia anunciado.

Jesus nasceu em um dia de festas, nas festas das colheitas em Belém, porém Ele nasceu de forma humilde, em uma manjedoura.

O Jesus que nos é apresentado na Bíblia de forma humilde não se encaixa na vida de muitas pessoas no mundo de hoje.

Hoje em dia muitos querem um Jesus moderno, adaptado a sua própria realidade, popstar, que se veste de acordo com as moda atual e que não combate o pecado. Porém a Palavra de Deus nos mostra a verdadeira essência de Jesus Cristo e por meio de sua Palavra podemos conhecê-lo verdadeiramente.

Muitos ignoram Jesus. No dia que é comemorado o seu nascimento segundo o calendário atual, as pessoas simplesmente não querem participar da festa do seu aniversário e fazem do feriado de natal apenas uma prerrogativa para comer, beber e festejar, porém o aniversariante (Jesus) nem é lembrado.

Devemos mudar essa realidade. Jesus é o motivo do natal. Ele deve ser a principal atração. Devemos celebrar e nos alegrar, pois um menino nos nasceu, trouxe grande salvação para a humanidade e um dia voltará para nos buscar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *